Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate this Page

Rating: 2.9/5 (122 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...



www.radioarirambafm.com


Educação
Educação

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2016 JÁ ESTÃO ABERTAS
 
Estudantes podem se inscrever até dia 20, exclusivamente pela internet. Taxa é de R$ 68.
 
Já estão abertas as inscrições para o maior exame educacional do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Elas podem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 do próximo dia 20, mediante taxa de R$ 68. A estimativa é de que 8 milhões de estudantes se inscrevam no Exame.
 
Inscreva-se
 
Tire suas dúvidas sobre as inscrições do Enem 2016
 
A inscrição no Enem 2016 permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), e às bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
 
O participante do Enem também pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), no Programa Ciência sem Fronteiras, obter certificação de conclusão do ensino médio e ingressar em instituições de ensino superior de Portugal.
 
Inscrição
 
Para se inscrever, o candidato deve fornecer número de CPF próprio, documento de identidade, endereço de e-mail pessoal válido e único e criar uma senha de acesso. Além de dados pessoais e escolares, é preciso informar a opção de língua estrangeira, cidade para realização das provas, necessidade de atendimento específico ou especializado e se deseja participar do Exame para obter o diploma de ensino médio.
 
As opções podem ser alteradas somente durante o período de inscrição. É recomendável que os candidatos mantenham endereço de e-mail e telefone atualizados, já que o Inep pode utilizar esses meios de contatos para enviar informações importantes sobre o exame.
 
No caso de autismo, dislexia, déficit de atenção, discalculia, deficiência intelectual ou outro atendimento especializado, será exigido o envio de documento comprobatório, de 1º a 8 de junho, por meio da Página do Participante. Travestis ou transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social também devem encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível on-line, preenchido, neste mesmo período.
 
Já os resultados do Exame para certificação do ensino médio podem ser utilizados por estudantes com 18 anos completos até o primeiro dia de realização das prova. Para isso, os interessados deverão indicar uma das Instituições Certificadoras, no ato da inscrição, e atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e o mínimo de 500 pontos na redação.
 
Isenção
A taxa de inscrição deverá ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. Estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio esse ano serão automaticamente contemplados com a isenção da taxa de inscrição.
 
Os candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular e que pussuem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa poderão solicitar a gratuidade, mediante declaração de carência socioeconômica. O mesmo vale para estudantes com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou total de três salários mínimos.
 
Vale ressaltar que os participantes que obtiveram isenção no Enem 2015 e não compareceram para a realização das provas não terão direito ao benefício nesta edição. Os que possuem justificativas deverão apresentá-las no sistema de inscrição, contudo, elas estão passíveis de análise pelo Inep.
 
Provas
O Cartão de Confirmação da Inscrição continuará sendo disponibilizado apenas pela internet. O documento, que deve ser apresentado no dia das provas, contém número de inscrição, data, hora e local de realização das provas, opção de língua estrangeira, indicação do atendimento e solicitação de certificação, se for o caso.
 
As provas serão aplicadas em 1.716 municípios, nos dias 5 e 6 de novembro, em virtude das eleições que acontecem no mês de outubro. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente, enquanto o início das provas está previsto para as 13h30.
 
O horário de abertura e fechamento dos portões é o mesmo para sabatistas, contudo eles serão acomodados em salas de provas onde deverão aguardar para iniciarem o Exame às 19h, no horário de Brasília, exceto nos estados AC/AM/MT/MS/RO/RR, nos quais as provas começarão às 19h do horário local.
 
No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias mais Redação.
 
Novidades
 
Além de porta objetos, detectores de metais e o intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas, o Inep coletará os dados biométricos dos participantes em algum dos dias de aplicação das provas, por meio de uma Ficha de Identificação Digital, como medida de segurança.
 
O órgão também desenvolveu um aplicativo para smartphones que fornecerá todas as informações sobre o Exame ao longo do processo, como cronograma, dicas, informações, mural de avisos e espaço do participante. Ele poderá ser obtido gratuitamente pelos participantes, que terão uma nova e segura forma de armazenar seu login e senha.
 
Além disso, foi lançado o Hora do Enem, plataforma de estudos que contará com simulados, exercícios, resumos, videoaulas, questões comentadas e planos de estudos personalizados para auxiliar os estudantes na preparação. Cadastrados no programa poderão, também, acessar uma biblioteca online com cerca de 600 videoaulas para o Enem, batizada de MECFlix.
 
Estude no Brasil Escola
 
Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes para o maior exame educacional do país, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas ao longo do ano, até a realização do Enem 2016. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame, resolver provas anteriores do Enem e estudar no site do Brasil Escola.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo Edital ou pelo telefone 0800-616161.
 
Por Wanja Borges