Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate this Page

Rating: 2.9/5 (122 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...



www.radioarirambafm.com


Plano de contenção contra enchente
Plano de contenção contra enchente

Defesa Civil Estadual apresenta Plano de Contenção contra enchente em Barreirinha

Cpacitação de pessoal para prestar assistência aos afetados pela enchente em 2017

 

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil estadual, realiza em Barreirinha a apresentação do Plano de Contingência para os municípios afetados pelos desastres causados pela enchente no Estado. A apresentação do Plano foi feita pelo Gerente Técnico de Proteção e Defesa Civil do Baixo Amazonas, José Wilson Moreira da Silva, e aconteceu no auditório de Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), na última quarta-feira (22). Participaram do evento representantes e membros de órgãos municipais.

O planejamento das operações de contenção aos desastres causados pela enchente vai ao encontro do apelo da população barreirinhense que tem sofrido com o problema das cheias desde 2009. Este ano, com o 7,2 metros já atingidos pelo rio Amazonas e seus afluentes, com registros de chuvas acima da média e ainda no meio da estação chuvosa, o sinal de alerta foi ligado.

De acordo com o Tenente Wilson, as ações apresentadas no Plano de Contenção serão fundamentais para atender a demanda da população afetada pelas enchente e para capacitar as equipes que atuarão na prevenção, assistência social e assistência em saúde.  “Aqui repassamos as informações para as pessoas que vão trabalhar dentro desse processo e para que tudo seja feita dentro das necessidades dos afetados”, explica.

O Tenente também destaca a necessidade de criação de uma Secretaria de Defesa Civil para atuar em situações como as causadas pelas enchentes. “Não é só por esse motivo (enchente) que a Prefeitura deve criar a secretaria da Defesa Civil, também por outros problemas que ela pode resolver. Criando a mesma, ela vai poder trabalhar com a parceria de outros órgãos, montar seu Plano de Contingência e executa - ló com seu recursos humanos e materiais para atenderem outras situações, até mesmo da seca, que é um outo problema que o município enfrenta”, enfatiza.

O coordenador da Defesa Civil de Barreirinha, Luiz Araújo, disse que o executivo já está se antecipando suas ações trazendo o Tenente Wilson com o Plano de Contingência. Com isso se espera a realização de um trabalho com uma programação que venha atender a demanda de forma organizada. “Já estamos montando a comissão da defesa civil local para que seja possível ficar de forma permanente e trabalhar com situações como essa, de forma perene, continuada e constante. Absorvendo as necessidades da população nesse período e com apoio de outras entidades”, ressalta.

Localizada na região do Baixo Amazonas, Barreirinha está no grupo dos municípios mais afetados pelas enchentes nos últimos anos. Em 2009 e 2012, 95% da cidade ficou submersa por quase dois meses.