O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil estadual, realiza em Barreirinha a apresentação do Plano de Contingência para os municípios afetados pelos desastres causados pela enchente no Estado. A apresentação do Plano foi feita pelo Gerente Técnico de Proteção e Defesa Civil do Baixo Amazonas, José Wilson Moreira da Silva, e aconteceu no auditório de Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), na última quarta-feira (22). Participaram do evento representantes e membros de órgãos municipais.
O planejamento das operações de contenção aos desastres causados pela enchente vai ao encontro do apelo da população barreirinhense que tem sofrido com o problema das cheias desde 2009. Este ano, com o 7,2 metros já atingidos pelo rio Amazonas e seus afluentes, com registros de chuvas acima da média e ainda no meio da estação chuvosa, o sinal de alerta foi ligado.
De acordo com o Tenente Wilson, as ações apresentadas no Plano de Contenção serão fundamentais para atender a demanda da população afetada pelas enchente e para capacitar as equipes que atuarão na prevenção, assistência social e assistência em saúde. “Aqui repassamos as informações para as pessoas que vão trabalhar dentro desse processo e para que tudo seja feita dentro das necessidades dos afetados”, explica.
O Tenente também destaca a necessidade de criação de uma Secretaria de Defesa Civil para atuar em situações como as causadas pelas enchentes. “Não é só por esse motivo (enchente) que a Prefeitura deve criar a secretaria da Defesa Civil, também por outros problemas que ela pode resolver. Criando a mesma, ela vai poder trabalhar com a parceria de outros órgãos, montar seu Plano de Contingência e executa - ló com seu recursos humanos e materiais para atenderem outras situações, até mesmo da seca, que é um outo problema que o município enfrenta”, enfatiza.
O coordenador da Defesa Civil de Barreirinha, Luiz Araújo, disse que o executivo já está se antecipando suas ações trazendo o Tenente Wilson com o Plano de Contingência. Com isso se espera a realização de um trabalho com uma programação que venha atender a demanda de forma organizada. “Já estamos montando a comissão da defesa civil local para que seja possível ficar de forma permanente e trabalhar com situações como essa, de forma perene, continuada e constante. Absorvendo as necessidades da população nesse período e com apoio de outras entidades”, ressalta.
Localizada na região do Baixo Amazonas, Barreirinha está no grupo dos municípios mais afetados pelas enchentes nos últimos anos. Em 2009 e 2012, 95% da cidade ficou submersa por quase dois meses.